João Paulo II - Segunda parte

Entre o Liberalismo e o conservadorismo

João Paulo II sempre foi considerado um homem contraditório. Conseguia ser conservador e liberal ao mesmo tempo. O sumo Pontífice sempre adotou ideias e opiniões mais abertas quando tratava do problemas sociais. Porém, reafirmava energicamente a proibição de valores e conquistas do mundo moderno - como a pílula anticoncepicional, aborto, divórcio e o homosexualismo. Também se posicionou contra a revisão alguns valores quase dogmáticos da Igreja Católica, como a possível ordenação de mulheres no sacerdócio.

13 encíclicas que abordaram tanto temas religiosos (a virgindade de Maria, a misericórdia divina e a necessidade de relacionamento com outras religiões) como sociais e políticos ( o homem e o trabalho e as críticas ao comunismo e ao capitalismo).

A mais polêmica encíclica foi assinada em 25 de março de 1995. A obra é uma defesa contundente do direito à vida. No texto, o papa assumia de forma clara sua posição em relação a temas como a eutanasia, o aborto e o suicídio. Nela, adotava a tese de que as leis jurídicas não podem respaldar "atos que atentam contra a vida e que não criam obrigação nenhuma para com a consciência".

O Papa e seus ensinamentos:

Aborto - No aspecto moral, o pontífice declara que o aborto, utilizado como fim ou como meio, constitui sempre uma desordem moral grave enquanto morte deliberada em um ser humano inocente.

“O  aborto é a autorização dada a um adulto, pela lei instituída, para privar da vida um ser humano não nascido e, por isso, incapaz de defender-se. É difícil pensar numa situação mais injusta. – Por acaso o mandamento  “Não matarás” prevê alguma exceção?”

Consumirsmo e capitalismo - o capitalismo só deve ser tomado como sistema vencedor se se enquadrar num contexto jurídico, ético e de respeito à individualidade humana. Na encíclica Dominum ei Vivicantem afirma que o marxismo é um dos perigos que ameaçam a humanidade.

Sacerdócio feminino - Em 1995, às vésperas da abertura da Confereência Mundial das Nações Unidas sobre a mulher, o papa afastou de vez a possibilidade de a Igreja admitir as mulheres no ofício do sacerdócio.

Pena de morte - Encíclica Evangelium Vitae - a obra é a favor da vida. Não se deve chegar a medida extrema da execução do réu, senão em casos de absoluta necessidade. No entender do pontífice, "quando a defesa da sociedade não for possível de outro modo".

Clonagem - Observatório Romano, jornal oficial do vaticano, pediu que os governos de todo o mundo adotassem leis proibindo a clonagem da espécie humana.

Camisinha - Veritatis Splendor e Evangelium Vitae, a fidelidade no casamento ou abstinência sexual como garantias de uma vida saudável e imune ao vírus HIV e outras doenças venéreas.

Eutanásia -O papa acreditava que era um dos flagelos que ameaçavam a humanidade. No seu entender, ao apressar a morte de uma pessoa, mesmo que seja com o objetivo de acabar com seu sofrimento físico, o homem pratica uma grave violação às leis de Deus.

Ecologia – “Mais que uma moda ou uma corrente política, a ecologia dever ter para os cristãos o mesmo peso que uma obrigação moral”.

Televisão – “A televisão é um instrumento público a serviço do bem comum. Não pode servir somente a interesses comerciais ou tornar-se um instrumento de poder para alguns grupos econômicos ou políticos.”

Jovens – Os jovens buscam sempre a beleza no amor. Apesar de cederem às fraquezas, seguindo modelos de comportamento que bem poderiam ser classificados como um escândalo (e são modelos lamentavelmente muito difundidos), no fundo do coração desejam um amor lindo e puro”.

Concupiscência – “A concupiscência é a grande tentação que busca conduzir o homem pelos caminhos do erro, diretamente para o Mal”.

Ciência – “Frequentemente, o homem se comporta como se Deus não existisse e até mesmo se coloca no lugar de Deus. Há quem queira decidir com manipulações genéticas a vida humana e determinar o limite da morte”.

Pedofilia – “ O abuso que causou essa crise (na igreja) é sob todos os parâmetros errado e considerado, com razão, um crime pela sociedade. Também é um pecado abomonável aos olhos de Deus.

As pessoas precisam saber que não há lugar no sacerdócio e na vida religiosa para aqueles que prejudicam os jovens”.

Diabo – O Diabo existe. Espalha desordem na sociedade e incoerência no homem”.

O ar cansado, o corpo encurvado e os movimentos lentos mostraram ao mundo que ele estava doente. Desde então, o papa passa a imagem da fragilidade física. As mãos trêmulas evidenciava para os católicos que o papa sofria de Mal de Parkison – uma doença irreversível, que provoca uma paralisia progressiva em quase todo organismo.

O homem que morreu sem deixar nenhum bem material, numa tocante demonstração de fidelidade ao voto de pobreza.

Fonte: Caderno Especial Correio Braziliense 2005

Revista Veja Especial n 40