Santo Antônio

Um pouco da vida de Santo Antônio

Fernando de Bulhões foi um jovem lisboeta descendente de família nobre de portugal. Filho de Martim de Bulhões e Dona Teresa Taveira, Fernando nasceu aos 15 de agosto de 1195 e já a partir dos cinco anos dedicava-se inteiramente à igreja católica, atuando como coroinha e se envolvendo em estudos adiantados. Tamanha foi sua participação junto a igreja nesse início de vida que já aos oito anos de idade, estava sendo submetido a duras provas de fé. Nessa época, quando em certo dia Fernando rezava ajoelhado sobre as duras pedras dos degraus dentro da Santa Sé, em Lisboa, apareceu-lhe o demônio em forma de cachorro, visando tirar-lhe a concetração. Com o dedo da mão, Fernando desenhou uma cruz na dura pedra e afastou o demônio de perto de si. Essa cruz até hoje permanece gravada nos degraus da Santa Sé, em Lisboa.
             Foram de tal ordem o progresso da fé e a dedicação à Deus e a Igreja que aos 15 anos, o menio Fernando tomava o hábito de Cônego no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, seguindo dois anos depois para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde ingressou na ordem franciscana, sendo aí recebido pelo nome de Antônio.
              A partir dessa época o missionário Antônio já era reconhecido como um grande pregador e profundo conhecedor de teologia, dono de uma memória tão prodigiosa que sabia de cor toda a Sagrada Escritura. Por essas razões, deram-lhe os títulos de "taumaturgo", "martelo dos hereges", "terror dos demônios", "Trombeta do Evangelho".  Seus sermões marcaram a história da igreja católica. foi designado por Francisco o Santo para missões especiais de pregação, destacando-se a missão para Marrocos, onde passou provações de sofrimento e de fé profunda. A partir daí, teve início a fase de força da sua fé: os milagres. Foram muitos e relevantes, especialmente aquele que, na hora de sua morte, lhe permitiu parecer a um confrade missionário, curar-lhe de uma grande doença, despedir-se e dizer-lhe que estava indo para sua Pátria (o reino de Deus). E a prova máxima de uma pessoa que nasceu para ser santo está no fato ocorrido com a sua língua: "Arca do Testamento" e ela, até presente continua exposta aos fiéis de Santo Antônio, em Pádua (Itália).
                    Ele morreu numa terça-feira à tarde, dia 13 de Junho de 1231, e apenas Onze meses após sua morte (30 de maio 1232) já estava canonizado (santificado) sob a prova inconteste de 47 milagres realizados em apenas seis meses de sua morte.
*******************************************************************************************
                         Exorcismo de Santo Antônio para o povo

Eis aí a Cruz + de Cristo, afastai-vos para longe de mim, todos os inimigos da Salvação, pois venceu o Leão da Tribo de Judá, descendentes de Davi, Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém. Aleluia!