Dom João de Avis

Durante o Angelus na Solenidade da Epifania, o Papa Bento XVI anunciou a nomeação de vinte e dois novos cardeais. O Consistorio será dia 18 de fevereiro, no qual será nomeado o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, único brasileiro e latino-americano escolhido pelo papa Bento XVI para ser cardeal.

Os cardeais têm a tarefa de ajudar o Sucessor de Pedro na realização de seu ministério de confirmar os irmãos na fé, e que o princípio e fundamento da unidade e da comunhão na Igreja.

Dom João de Avis nasceu em Mafra, Santa Catarina, em uma família de 8 irmãos Entrou para o seminário aos 11 - Seminário Menor São Pio X de Assis, São Paulo, dos Padres do PIME Pontifício Instituto das Missões Exteriores, como seminarista da Diocese de Londrina no dia 21 de abril de 1958.

No dia 28 de janeiro de 2004 foi nomeado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II para Arcebispo Metropolitano de Brasília, onde tomou posse dia 27 de março do mesmo ano, permanecendo de 2004 a 2011.

Em maio de 2010, conduziu o Congresso Eucarístico Nacional, um dos maiores eventos católicos já realizados no Brasil.

É atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Frase de Dom João de Avis:

"Penso que, às vezes, fui um pouco duro e explícito demais nas palavras, mas sempre com a preocupação em zelar pela cidade e não na intenção de separar os bons dos maus."

Agradecemos a Deus por esta nomeação.