"A quem iremos Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna"

(João 6,68)

 

 

            O Evangelho de João nos apresenta diálogos luminosos individuais, com pessoas como Nicodemos ou a samaritana. Com os seus apóstolos, Jesus vai ainda mais em profundidade: fala abertamento do pai e das coisas do Céu, não mais recorrendo a figuras; eles sentem-se conquistados, e não voltam atrás nem mesmo quando não compreedem completamente as suas palavras, ou quando elas parecem ser exigentes demais.

            "Esta palavra é dura" (Jo 6,60), responderam-lhe alguns discípulos quando o ouviram dizer que lhes daria o seu corpo para comer e o seu sangue para beber.

            Jesus, vendo que os discípulos se retiravam e não iam mais com ele, dirigiu-se aos doze apóstolos: "Vós também não quereis ir embora?" (Jo,6, 67).

            Pedro, que já se sentia vinculado a Jesus para sempre, fascinado pelas palavras que tinha ouvido pronunciar por Ele desde o dia em que o encontrara, respondeu em nome de todos:

" Aquem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna"

            Pedro tinha entendido que as palavras do seu Mestre eram diferentes das palavras dos outros mestres. As palavras que vão da terra para a terra pertencem à terra e têm o destino da terra. As palavras de Jesus são espírito de vida porque vêm do Céu. Elas são uma luz que desce do Alto e tem a potência do Alto. As suas palavras possuem uma densidade e uma profundidade que as outras palavras não tem, seja elas de filósofos, de políticos, ou de poetas. São "palavras de vida eterna" (Jo6,68) porque contêm, expressam e transmitem a plenitude daquela vida que não tem fim, porque é a própria vida de Deus.

            Jesus ressuscitou e vive. E as suas palavras, embora pronunciadas no passado, não são um simples recordação, mas são palavras que Ele dirige hoje a todos nós e a cada pessoa de todos os tempos e de todas as culturas. São palavras universais, eternas.

 

Fonte: Palavra de Vida - Chiara Lubich

Comentários

Comunhão

É de suma importância entender o que seja "Comunhão" para alcançar o verdadeiro sentido de "Intercessor".

Não há outro nome

"A quem iremos Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna"
(João 6,68)

Existiria um outro nome do passado, do presente ou do futuro ao qual Pedro e os demais pudessem recorrer? A resposta é óbvia: Não.

Nenhum outro líder, vivo ou morto, mesmo aquele cuja trajetória terrena recebeu o carimbo de aprovação divina, como Abrahão ou Moisés, por exemplo, os quais são tantas vezes mencionados nas Escrituras como ícones da fé, especialmente o último, cujos escritos são evocados ao longo dos séculos como fonte inquestionável de credibilidade. Sim, não há registro de que estes ou outros nomes tenham sido invocados, nem antes, nem durante, nem depois do sacrifício de Jesus.

Unicamente um nome, o de Jesus, deve ser invocado e somente a ele, como Pedro, devemos recorrer. Não precisamos de intermediário que nos introduza à sua presença. Ele foi acessível no passado e sempre o será em todos os tempos.

Aquele que vier a mim, disse ele, de maneira nenhuma o lançarei fora.

Portanto, sem mais delongas, aproxime-se dele agora,com o coração quebrantado, em Espírito e em Verdade, sinta a sua presença e desfrute de sua comunhão.

Re:Não há outro nome

Números 21, 7
O povo foi ter com Moisés e disse:
‘Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti.
Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes’.
Moisés intercedeu pelo povo,

Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.
Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.
Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.
Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima.
Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.
(João 2, 3 a 8)
Dois exemplos de intercessões. A primeira, Moisés intercede pelo povo. Na segunda, Maria intercede numa festa de casamento pelo vinho que acaba. Jesus disse bem claro que não era sua hora, mas Maria diz, "fazei o que Ele vos disser" e Jesus transforma água em vinho.

Novo comentário