Nicolas Steno, de Cientista a Bispo Católico

 

 

            Quem acessou o site do Google no último dia 11 pode ver um doodle em homenagem ao cientista e bispo católico Nicolas Steno. O doodle foi criado para homenagear o 374º ano de seu nascimento. É um costume da empresa homenagear pessoas importantes (artistas, cientistas e pioneiros)  com um novo desenho do seu logotipo. Esse doodle foi lançado a nível mundial.

 

            Nicolas Steno nasceu em 1638 em uma família luterana na cidade de Copenhague na Dinamarca, aonde estudou matemática, ciências naturais e línguas.  Em 1659  decidiu  que não aceitaria mais uma afirmação  tida como verdadeira sem antes tentar comprová-la. O fato de uma teoria estar escrito em um livro não era argumento que fosse uma afirmação realmente verdadeira.

            Suas pesquisas foram desenvolvidas em várias áreas do conhecimento, porém suas maiores contribuições foram para o campo da geologia, por isso é considerado o pai da geologia.

Embora tenha sido criado na doutrina luterana, sempre a questionou e após estudos teológicos, converteu-se  ao catolicismo em 1667, sendo ordenado padre em 1675. Dois anos depois é sagrado bispo e enviado para o norte da Alemanha, percorrendo diversas cidades, onde veio falecer em 1686 na cidade de Schwerin.

            No dia 23 de outubro de 1988 foi beatificado pelo Papa João Paulo II, sendo a sua festa litúrgica celebrada no dia 25 de novembro.

            Esse foi um breve resumo da vida de Nicolas Steno, que nos mostra que é possível sim: a conciliação entre ciência e fé.

 

Contribuição desta matéria - Thiago.

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário